Notícia muito importante – Província de Quebec!!!

Mudança de Regras

Imigração pela Província do Quebec

Todas as pessoas que desejam buscar o Canadá como um NOVO LAR e já fizeram pesquisas, sabem que a Província do Quebec tem o processo mais facilitado para quem pretende obter o desejado PERMANENT RESIDENT (PR) no Canadá. E o caminho mais procurado e facilitado é o estudo, já que o Canadá busca imigrantes com qualidade educacional. Dia 28/03/2018 tiveram mudanças importantes e gostaria de dividir com vocês. Para isso, precisamos entender o que já acontece antes dessa mudança.

Sobre o PEQ (Programa de Experiência Quebequense)

PEQ – Programa de Experiência do Quebec foi um programa criado pelo governo do Québec para dar a oportunidade às pessoas que vão para o Quebec com o status de estudante e/ou trabalhador para que ele possa, após o tempo determinado pelo governo, solicitar o CSQ e a residência permanente.

Portanto, é importante frisar que os candidatos só ingressarão ao PEQ após a conclusão do que é determinado pelo governo.

PEQ – Estudo

O candidato que opta pela opção de aplicação através dos estudos deverá completar um curso em um dos diplomas aceitos pelo governo quebequense para o programa. São eles:  DEP (profissionalizante desde que tenha carga horária acima de 1800 horas), DEC (técnico), BAC (bacharelado), MAI (mestrado) e DOT (doutorado).
Após a conclusão do curso e aquisição do diploma, o candidato deverá solicitar ao ministério de imigração do Quebec o CSQ (Certificado de Seleção do Quebec) para a partir dele solicitar a Residência Permanente junto ao governo federal.

PEQ – Trabalho

O candidato que opte por aplicar através da sua experiência profissional vivida no Quebec deverá comprovar ao governo quebequense que ele completou 12 meses consecutivos de trabalho fulltime (40h por semana) em uma das áreas de demanda. Os passos serão os mesmos do candidato pelo visto de estudo. Deverá procurar a imigração para solicitar o CSQ à província e após, a Residência Permanente ao governo federal.

Em ambos os casos é indispensável a comprovação do nível B2 (Intermediário Avançado) no idioma Francês. Se o curso que fizer for em Francês, se torna dispensável essa comprovação.

As mudanças para aplicação através do PEQ

Antes, para solicitar a residência permanente através do PEQ, ou o candidato precisaria se formar em um dos programas de estudo aceitos pelo governo ou o candidato deveria trabalhar por 12 meses consecutivos em uma área que estivesse sob forte demanda na província (normalmente, neste caso, o candidato já saía do seu país de origem com o visto de trabalho e contratado por alguma empresa).

Em ambos os casos, o cônjuge não teria direito a se tornarem requerente principal para a solicitação da residência permanente.

Com as mudanças anunciadas ontem (28/03/2018), os cônjuges dos candidatos que vierem para o Canadá através dos programas de estudos poderão solicitar a residência permanente através da comprovação de 12 meses de trabalhos em uma área de demanda e a comprovação do nível mínimo exigido pelo governo do Quebec para o idioma francês (nível intermediário avançado – B2). Fazendo assim com que o período de espera pela residência permanente passe a ser menor.

Muitos clientes da MAPLE nos procura com ZERO de inglês ou francês, mas normalmente se atraem para aprender o inglês, já que é um idioma mais globalizado. A nossa sugestão é que reavaliem esse pensamento. Aprendendo o francês, poderá ser um Residente Permanente da Província do Quebec de forma muito mais rápida se compararmos com as outras províncias canadenses, que tem como idioma oficial o inglês. E, com o PR, poderão estudar inglês gratuitamente, já que a província oferece esses cursos para os novos imigrantes.

A MAPLE tem como ajuda-los. Temos diversos parceiros na província que ajudarão a colocar em prática o seu projeto Canadá.

 

Conte conosco

Entre em contato para maiores informações!!!

Fonte: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=1&file=68213.pdf